sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Por que escrever um blog???

Shazam!
2008 já acabou, com os dias passando como a paisagem vista pela janela de um trem em alta velocidade: basta se distrair um pouco, que os detalhes mudam e logo a vista toda já é outra.

Começo 2009 respondendo a uma pergunta do meu amigo Valmir: por que fazer este blog? Por que assumir mais uma tarefa, além das outras 5459 que tenho (e que nem sempre atendo), e cuja lista cresce mais que mato depois da chuva?

Vamos por partes, como já dizia o Wolverine: a primeira e mais óbvia razão é que sou sem noção. Platão acreditava que existe um mundo das idéias, que precede a existência do mundo físico que nossos cinco sentidos (seis para as mulheres?) percebem: por exemplo, é necessário que exista a idéia de uma árvore, para que tal árvore exista de fato.
Eu passo boa parte do tempo nesse mundo das idéias, onde criar, planejar e executar acontece literalmente com a velocidade do pensamento. Quando "salto" para nosso universo quadridimensional convencional, a implementação dos projetos mentais é absurdamente retardada, tal como o ângulo e a velocidade da luz que variam ao mudar de um meio físico para outro.
Imprevistos, incidentes, detalhes que não existiam de repente se materializam, falta de consideração do universo em invadir meus tão-bem elaborados planos, etc., tudo isso contribui para que algo que deveria levar alguns minutos acabe levando dias, ou jamais sendo realizado. É muito mais fácil imaginar do que realizar algo - mas se não houver a idealização, a materialização dificilmente acontecerá.

A segunda razão é que explorar um novo meio de comunicação e compartilhar o que penso pareceu ser uma boa idéia, pois acho praticamente tudo interessante (até contabilidade tem lá sua graça...).
Dizem as filosofias e religiões espiritualistas reencarnacionistas - nas quais acredito, até que tenha melhor opção - que vivemos sucessivas vidas aqui na Terra para aprendermos, evoluirmos, e consertarmos as bobagens que já fizemos. Pois do jeito que acho este planetinha interessante, quando eu zerar minha cota de asneiras, acho que ainda vou voltar outras vezes, pois este mundo, apesar dos pesares, é cheio de maravilhas e de gente legal. Ah, e quem quiser ver uma abordagem mais científica para essa história de algo sobreviver ao fim do corpo de carne-e-osso, leia A Física da Alma, do físico indiano Amit Goswami - esse é um dos próximos 50 livros que estão na minha fila de leitura para 2009...

A terceira razão é mostrar meus arroubos (pretensamente) literários, como fazia na década passada ao imprimir as poesias e very short stories que eu produzia após algumas tempestades mentais. Isso até rendeu um livro artesanal, que 97 felizardos possuem. Desta vez resolvi democratizar o acesso a quem quiser ler essas mal-traçadas linhas...

A quarta, e creio que mais importante razão, é compensar a impossível vontade de viajar de volta no tempo e reencontrar as centenas (milhares?) de pessoas que conheci ao longo da vida: gente com quem trabalhei, com quem estudei, com quem batalhei, com quem convivi, gente que foi amiga, que me prestou bons serviços, que me ensinou coisas, que fez a diferença em pequenos detalhes ou em grandes momentos. Qual cometas com órbitas excêntricas, que ora ficam próximas e ora se afastam até sumir de vista, sei que todos têm de levar e compartilhar sua luz a outros lugares e outras pessoas, mas a saudade é movimento que não dá sossego ao peito, então para mandar meus sinais - de fumaça e de luzes - aos que ainda consigo alcançar, coloco as idéias, novidades e mensagens onde eles e elas podem ver, se assim o quiserem.

Não soou lógico o bastante para convencê-lo? Sinto muito, Sr. Spock, mas o Dr. MacCoy concordaria comigo. Enquanto isso, continuarei escrendo.

Nenhum comentário: