quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A Maldição do Sucesso

Sucesso é bom e todo mundo quer, certo?
A resposta imediata é "SIM!!!". Mas será que é a melhor resposta?

Sucesso, assim como fracasso e todas as gradações existentes entre eles, são processos cíclicos na vida, e cada um traz um aprendizado. Como o sucesso (geralmente) é mais agradável, é a ele que buscamos, muitas vezes a qualquer custo (infelizmente).

Mas mesmo quando atingimos o sucesso dignamente, nossa atual sociedade nos cobra que no mínimo mantenhamos aquele nível, mas que de preferência façamos ainda melhor da próxima vez.

Dessa forma, a cobrança externa e interna pode nos sufocar, deixar ansiosos e infelizes, ao nos repassar um modelo semelhante ao da cultura capitalista que prega que não basta ter lucro, é preciso que o lucro atual sempre seja maior que o anterior, caso contrário isso seria indicação de fraqueza, decadência, perda de status...

Ora, nada na Natureza se mantém sempre em expansão; tudo funciona em ciclos, e com o ser humano não é diferente. Aceitar a cobrança de ter sempre sucesso é ignorar toda a riqueza de experiências que os diferentes estágios da vida nos oferecem e sequer desfrutar do sucesso quando ele acontece.

E o que é sucesso? É conquistar fama, dinheiro, bens, saúde, realizações? Vejamos:

- sou famoso - isto é, conhecido e reconhecido - entre as pessoas que importam para mim: meus amigos e pessoas queridas;

- tenho dinheiro: o suficiente para as minhas necessidades; muitas vezes o que nos falta é para os desejos. Ser milionário não é meu objetivo de vida;

- tenho bens: o que preciso para manutenção, lazer, e acima de tudo para o aprendizado de valorizar o que tenho e batalhar dignamente para o que ainda preciso adquirir. E a partir de certa quantidade de dinheiro e de bens, nós deixamos de possuí-los e passamos a ser possuídos, preocupados em preservar essas posses ao custo do nosso tempo, saúde e tranquilidade;

- a saúde, e às vezes sua ausência temporária, está dentro do que a vida precisa me dizer para que eu não me aliene, e ainda trabalhe, aprenda e edifique;

- Minhas realizações são proporcionais à minha capacidade, não à minha imaginação. Entender e aceitar isso é parte do processo de amadurecimento.

Assim, minha conclusão é que já tenho todo o sucesso que preciso. E consciente disso tudo, ficará um pouco mais fácil evitar a maldição do sucesso.

Nenhum comentário: