Pelas brumas de Netuno!
Netuno é o regente de Peixes; é quem nos conduz - ou nos leva a perder-nos pelo caminho - aos dons artísticos, ao altruísmo, ao escapismo, ao vício, à alienação, à criatividade não-racional, à percepção extra-sensorial e parapsíquica.
Eu o chamo de Senhor das Brumas, pois quando outro planeta recebe um bom aspecto seu - Sêxtil ou Trígono - é Netuno quem, sem sabermos como nem porquê, nos dá o caminho seguro através da névoa mais espessa, por meio de uma intuição que funciona, mas não se explica.
E em mau aspecto - Oposição ou Quadratura - ele coloca um nevoeiro nos nossos olhos e no nosso cérebro de tal forma que, mesmo ao sol do meio dia, estamos perdidinhos da Silva, tropeçando nas próprias pernas como se estivéssemos bêbados e sem ter noção disso.
(quando está em Conjunção, pode tanto ser uma coisa ou outra, ou - mais difícil ainda de se lidar! - ser as duas ao mesmo tempo, o que dá uma baita confusão na nossa pobre cabecinha...)
Das situações difíceis de Netuno, prefiro a Oposição: dá um trabalhão lidar com ela, mas é algo mais cartesiano - o que quer que isso signifique nas dimensões extras onde Netuno atua - pois parece que não nos tira a capacidade de pensar e estruturar; o cuidado que precisamos ter é sempre fazer um cheklist, ou sanity check, pois é quase certo que a nossa construção mental esteja correta, mas a direção que tomamos esteja equivocada.
Já a Quadratura, mesmo não sendo tão intensa quanto a Oposição, faz com que o sujeito fique completamente perdido, sem saber se está indo ou vindo e nem pra que lado quer ir ou sequer se quer ir a algum lugar. É o nevoeiro completo nos pensamentos, nas emoções e nas ações.
Quando encontrar alguém assim perdidão, é muito provável que o sujeito esteja com um Netunão Quadrado no meio da testa, fazendo seu Sol, Lua ou Ascendente correrem atrás do próprio rabo pelos anos que dura a Quadratura - e deixando o sujeito tontinho enquanto isso. Ah, e tem gente que nasce com isso no mapa, o que significa passar a vida toda navegando pela névoa...
Nenhum comentário:
Postar um comentário