quarta-feira, 1 de maio de 2013

O Egito Secreto


Esse livro de Paul Brunton, publicado no Brasil em 1967, mas escrito em 1935, relata as experiências do autor em sua busca sobre o que existe além da percepção dos cinco sentidos físicos e da lógica materialista.

Dando sequência ao que já pesquisara na Índia, dessa vez Brunton analisa fenômenos no Egito e entrevista um hipnotizador, um encantador de serpentes, um mágico e um chefe religioso muçulmano.

Mas o ponto alto do livro são suas descobertas quando se dispõe a passar uma noite observando a Esfinge, e outra noite dentro da Grande Pirâmide, quando tem, espontânea e inesperadamente, uma experiência fora do corpo (projeção astral) e entende um pouco mais do mundo extrafísico que busca e como os antigos mestres egípcios - assim como em outras culturas - incorporavam tais práticas à sua rotina diária, mas a protegiam dos não-iniciados com segredo e simbolismo.

Com a (re) descoberta desses assuntos e a enorme divulgação de informação que ocorre neste início do século XXI, o que Brunton nos conta pode até soar ingênuo, mas deve ter sido muito interessante, além de engraçado ou incômodo para os céticos, na década de 1930.

Nenhum comentário: