terça-feira, 25 de outubro de 2011

Não sou perfeito... ainda!

Estava relendo um texto meu e pensei - provavelmente pela centésima vez nesta semana e pela zilhonésima vez na vida - que "eu poderia ter feito melhor"; no piloto automático, lá veio a velha cobrança perfeccionista que aflige todo mundo que tem o signo solar, o Ascendente ou a Lua (eu!) em Virgem, ou Saturno em Casa angular, ou um stellium (um monte de planetas juntos) na Casa VI (eu, de novo!)...

Antes de me auto indicar um Crab Apple - um Floral de Bach recomendado para pessoas muito perfeccionistas e detalhistas, que cobram muito a si mesmos - acendeu-se a clássica lampadinha sobre a minha cabeça e complementei a minha crítica inicial:

Sim, eu PODERIA ter feito melhor SE naquele instante eu tivesse a experiência, o conhecimento, a intuição e o discernimento que tenho agora... como não tinha, fiz o melhor possível naquela ocasião.
Se eu ficar sempre me cobrando por não ter feito melhor tudo que já fiz na vida, repassando na minha mente o que poderia ou deveria ter sido, ficarei preso eternamente no mesmo lugar, patinando na minha falta de perfeição e falta de caridade com as minhas próprias deficiências.

Ao invés da cobrança desmesurada por não ter atingido a perfeição, o melhor - para mim e para o mundo que convive comigo - é manter meu empenho em sempre fazer o melhor possível nas circunstâncias existentes.

A Consciência Cósmica - um dos muitos nomes de Deus (ou será que Deus é um dos muitos nomes da Consciência Cósmica? Pensarei nisso depois) - em sua infinita sabedoria (muito maior que a minha ignorância) cuida, com suas leis universais, para que eu, um dia, chegue à máxima perfeição possível para uma criatura.

Então, quando vier aquela cobrança automática do "eu poderia ter feito melhor", vou responder a mim mesmo: "Não sou perfeito... ainda!".

Um comentário:

Nando disse...

Gosto do "ainda" rs... é o homem só aprende quando se avalia, isso quando nao se estrupia! rs... mas o que quero dizer, caro amigo, é que tudo tem sua hora!
Aprendi por muitos anos que o que eu sei, eu sei bem, e o que eu nao sei, nao sei muito menos! O que eu sei é que aprendi as coisas quando estava pronto para aprender: aprendi a ser mais esperto, mais burro, mais humilde e mais orgulhoso... Mais auto critico e, as vezes, cego (de proposito) às minhas atitudes erradas.
Sei, hoje, que as coisas que estavam bem diante da minha cara só vejo agora e que, daqui 5 anos, vou ver as que estao agora na minha frente e que eu teimo em não ver.
No final... só me resta dizer que eu só vou ser melhor quando identificar o que está na minha frente, mas quando será isso sendo que eu só vejo o que está aqui daqui a pouco? rs... abraços!!!