terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Férias

Vou tirar férias daqui duas semanas e irei para a Índia; não é um dos 10 lugares no topo da minha lista de desejos, mas já que minha esposa vai e eu estou precisando de férias - e posso tirá-las - vou nessa!

Na última reunião do grupo que vai - alunos, professores, praticantes e aficionados de Yoga - ouvi comentários que me puseram a pensar: gente preocupada com a roupa que iria usar para os jantares, com a condição dos lugares onde seriam os estudos e retiros, com as compras a fazer, com o que levar para ficar mais confortável... e reparei que a ideia de férias, para muita gente, é continuar fazendo o que já faz normalmente, só que em outro lugar e sem a atividade de trabalho ou de estudo.

Férias - do latim feria, ou feriae - tem o significado de descanso do labor ou do estudo; feriado - um dia de descanso - vem da mesma origem.

Até aí, tudo bem; mas as pessoas se habituaram a pensar que para estar de férias (ou em férias?) é preciso estar em outro lugar, diferente do seu local habitual. E também se habituaram a querer ter, em suas férias (em outro local) as coisas do seu dia-a-dia: ter a televisão para continuarem assitindo aos mesmos programas - mesmo que só para falar mal deles, depois; ter seu jornal e sua revista - entregues em seu endereço de férias!; ter suas comidas conhecidas e preferidas; etc.

Ou seja, as pessoas se habituaram a pensar em férias como um lugar para onde se vai e se mantém a rotina... quando o objetivo das férias é dar descanso - ao corpo, mas principalmente à mente, ao espírito e às emoções.

Dessa forma, não é preciso ir para a ìndia, Disney ou Tahiti para estar de férias, mas sim estar dispostoa pensar diferente, sentir diferente, prestar atenção em coisas - sons, imagens, aromas, formas, etc. - diferentes daquelas que se repetem tanto no dia a dia que viram rotina e ficam familiares e dão o reconforto do conhecido e da comodidade (e do comodismo).

Ou seja, férias não é ONDE se está, mas sim COMO se está.

Eu já estou em espírito de férias - VER diferente, PENSAR diferente, SENTIR diferente - e vou me esforçar para continuar assim, mesmo quando trabalhando, estudando, ou fazendo qualquer outra atividade.

Nenhum comentário: