segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

2013!!!

Já se foi uma semana de 2013; vou falar dele antes que as outras 51 semanas também se passem e eu tenha de falar é de 2014 :-P

2013 é um ano "patinho feio": não me lembro de ninguém ter falado dele, pensado nele, planejado algo para ele - nem eu!

Isso é fácil de entender: em 2012 tivemos os Jogos Olímpicos, eleições, e a grande expectativa do fim do mundo, naquele mix Calendário Maia-Planeta X/Nibiru/Hercolubus-inversão dos polos magnéticos-desinclinação do eixo da Terra-profecias de Nostradamus...

Mas as coisas inéditas foram, por exemplo, uma final de mundial de futebol Corinthians X Chelsea, uma medalha de ouro em ginástica olímpica para o Brasil nos Jogos Olímpicos...

Políticos se esforçaram em promessas e esquivas, um bocado de gente fez festa, empurrou com a barriga, ou enfiou o pé na jaca com o cartão de crédito, financiamento e cheque especial, mas como o mundo não acabou, e 2014 - com a promessa de Copa do Mundo e mais eleições - ainda não chegou, aqui estamos com esse 2013 para limpar a bagunça, pagar as contas e colocar a casa em ordem para o próximo ano.

Antes de falar de 2013, como foi meu 2012?
- (novamente) comprei e ganhei mais livros do que consegui ler - e olha que li pelo menos uns 40, fora montes de jornais, sites, revistas e gibis...
- em 2012 não assisti nem metade dos filmes que gostaria;
- não escrevi todos os poemas que me passaram velozmente pela mente, deixando apenas impressões fugazes;
- não voltei a correr maratona, São Silvestre nem corridas de 10 km;
- não voltei a subir montanhas, escalar despenhadeiros, entrar em cavernas, remar, nem alucinar em downhills tentando não tomar um capote da minha bike;
- fui quase até o outro lado do mundo (Índia e rápido pit-stop na Turquia) para ver lugares, coisas e pessoas que mostram como as diversidades nos aproximam ainda mais do que as semelhanças;
- participei de mais cursos, palestras e workshops do que em todos os anos anteriores; tenho notas de aula e material para pesquisar por alguns meses;
- com um empurrãozinho do universo, deixei um emprego oficioso como PJ e pude testar minha versatilidade profissional: dei consultoria de TI, aula de Reiki, palestra de Astrologia, preparei florais de Bach, fui motorista off-road, apliquei Reiki, entrei em licitações, fiz traduções técnicas, fiz mapas astrais...
- conheci gente legal, fui reencontrado por amigos (Santo Facebook, Batman!) e outros se distanciaram.

Ou seja, a vida foi intensa, rica e proveitosa em 2012; para 2013, então, eu só alteraria algumas coisas:
- estudar menos e trabalhar menos: assim sobrará o tempo necessário para apreciar a criatividade e a beleza, da natureza e dos seres humanos, nas paisagens, músicas, filmes, textos, espetáculos, ou simplesmente numa conversa gostosa em boa companhia;
- continuar sonhador, porém mais realista do que idealista e achar que farei em 24 hs o que demanda 48 hs - minha saúde agradecerá e as frustrações serão menores;
- tentar ficar um pouco mais esperto e aprender mais rápido, para não precisar que o universo me dê tantas oportunidades para eu ser mais humilde, sensato,
realizador;
- prestar atenção e acreditar mais no coração do que nas palavras das pessoas, começando comigo mesmo.

Nenhum comentário: